"Toda teoria deve ser feita para ser posta em prática, e toda prática deve obedecer uma teoria"

Fernando Pessoa

Obrigado pela visita, deixe seu recado.

Contador de acessos

terça-feira, 20 de julho de 2010

3º FASCÍCULO: ESPAÇO E FORMA

Apresentação do Fascículo 3


Para organizar este fascículo, voltado ao estudo de espaço e forma, recorremos às orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997), de onde destacamos os seguintes aspectos conceituais e procedimentais:

• localização e movimentação no espaço a partir de diferentes pontos de referência;
• observação e reconhecimento de formas geométricas presentes na natureza e nos objetos criados pelo ser humano;
• exploração e criação de situações que envolvam formas geométricas.

A exploração do tema busca respeitar as diferentes manifestações da cultura. Procuramos problematizar os espaços de convivência e a Geometria presente nos diferentes ofícios e também nas produções artísticas. Além de propor situações para estudo e discussão, este trabalho pretende promover a reflexão a respeito do que já vem sendo realizado por você, professor ou professora, na escola. Por isso, sua participação neste estudo é fundamental, socializando experiências em que você obteve sucesso, bem como trazendo questões em que você encontrou dificuldades. Acreditamos que estas práticas e o seu envolvimento com este trabalho possam qualificar sua ação docente.

O presente fascículo está organizado em um roteiro de trabalho a ser desenvolvido em grupo e outro individual. Este último está subdividido em três partes: as duas primeiras retomam e ampliam as questões do trabalho em grupo; a terceira parte encaminha a discussão sobre frações, tema do fascículo 4. Cada uma delas é constituída de seções com tarefas e questões que você realizará em casa para depois partilhar com seus colegas de grupo e tutor.

Desejamos que este estudo, além de colaborar com o aperfeiçoamento de sua prática docente, seja prazeroso, contribuindo para o seu crescimento pessoal.

Bom trabalho!

                                                                                                    Fonte: Pró-letramento Matemática-Fascículo 3

Um comentário:

  1. Que legal, ver nossos colegas de trabalho em busca de novos conhecimentos aperfeiçoando-se para melhorar sua prática de ensino em uma forma mais lúdica e prazerosa, pois o que devemos estimular nos alunos não é a memorização passiva de dados e sim a investigação e compreensão dos problemas, melhor dizendo, a construção de seu próprio conhecimento através da participação ativa neste processo de ensino e aprendizagem.

    ResponderExcluir